Dia Nacional do Livro: Dicas para melhorar seu hábito de leitura

Hoje, 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro. Essa data foi escolhida devido à inauguração da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, fundada em 29 de outubro de 1810.

Em homenagem a data de hoje, o Portal Protagonista vai dar dicas para você melhorar seu hábito de leitura, conhecer sites, aplicativos e pessoas que falam sobre esse assunto e mostrar que todo mundo é um leitor, você apenas não encontrou seu livro predileto e seu gênero literário favorito ainda.

Livros para despertar o prazer na leitura:

Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling

Harry Potter era para ser um livro infantil, mas a riqueza do universo e a narrativa fluida conquistou o público de todas as idades. Não é à toa que está no Top 3 dos livros mais lidos e vendidos no mundo depois da Bíblia. A trama do menino que sobreviveu consegue prender qualquer um e é uma ótima dica de leitura para iniciantes. Essa é uma ótima opção para quem gosta de fantasia e aventura.

As Vantagens de ser Invisível, de Stephen Chbosky

O livro YA (young adult ou jovem adulto) de Stephen Chbosky consegue ser engraçado e arrebatador ao mesmo tempo. Acompanhamos as cartas de Charlie, um menino solitário e introvertido, para um estranho, onde o adolescente conta sobre suas experiências no colegial, seus novos amigos, sua família e seus traumas. É aquele tipo de livro que nos faz rir e chorar, que nos faz sentir algo e que queremos recomendar pro mundo inteiro.

Sherlock Holmes – Casos Extraordinários, de Arthur Conan Doyle

Essa edição reúne os melhores contos e casos a serem resolvidos pelo detetive mais famoso do mundo. Os mistérios inexplicáveis de Holmes vão te prender e proporcionar um novo olhar para a leitura.

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Todo fã de romance precisa ler Orgulho e Preconceito, essa é a lei dos leitores. A história de Elizabeth Bennet, segunda filha entre cinco mulheres, que não suporta o rico e charmoso Mr. Darcy já foi palco para incontáveis adaptações. Mas nada como ler a obra original e se deliciar com personagens complexos e diálogos de tirar o folego. E se você está preocupado com a linguagem antiga, existem versões traduzidas e revisadas com uma linguagem mais contemporânea. Mas até mesmo as versões tradicionais são de fácil leitura. De um jeito ou de outro, você vai terminar esse clássico querendo ler mais.

Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos

Esse é um daqueles livros que você tem que ler antes de morrer. A história do pequeno Zezé, de apenas 5 anos, passando por situações como pobreza e solidão, vai te emocionar e te envolver. A inocência de uma criança que tem um pé de laranja lima como melhor amiga vai te proporcionar novos horizontes para a leitura.

Sites, Aplicativos e Dispositivos

Skoob

O Skoob é a maior rede social do Brasil criada unicamente para quem gosta de ler. Na plataforma você pode organizar seus livros por Lidos, Lendo, Quero ler, Relendo e Abandonei. Além disso, você pode montar uma lista de livros que deseja comprar, livros que você já tem, seus livros favoritos e quais livros você emprestou. Na timeline do Skoob você pode ver o que seus amigos estão lendo e o que eles acharam de determinado livros. Você também pode fazer metas de leitura, acessar seu paginômetro, divulgar livros que deseja trocar, conversar com outros leitores, e é claro, deixar avaliações e resenhas em qualquer título. E essas são apenas algumas das funções. Não é à toa que o Skoob é a plataforma mais famosa entre os leitores.

Você pode baixar o aplicativo na App Store ou Google Play ou acessar o site.

Cabeceira

Lançado pela TAG Livros, um clube de assinatura de livros, o Cabeceira é um ótimo aplicativo para organizar seus livros e manter seu hábito de leitura em dia. A proposta desse App é bem parecida com o Skoob, mas há certas diferenças. Por exemplo, no Cabeceira você possui uma Calculadora Literária, que calcula seu tempo de leitura normal e quanto tempo por dia você vai ter que ler para terminar seu livro dentro da meta. No cabeceira também tem as recompensas, conquistas que você atinge lendo e usando recursos do aplicativo. O Cabeceira é uma ótima opção para quem deseja ter mais tempo para ler e quer aumentar seu ritmo de leitura.

O aplicativo está disponível no Google Play e na App Store.

Dispositivo Kindle

Se você gosta de levar um livro para todo lugar, mas não aguenta mais o peso ou se você adora e-books; essa é a melhor opção. O Kindle é uma espécie de “tablet” próprio da Amazon, feito unicamente para a leitura. Por isso, até mesmo a tela desse dispositivo possui características diferentes de uma leitura feita pelo celular, tablet ou computador, já que a iluminação não é prejudicial ou cansa os olhos e a tela é fosca e de antirreflexo (você pode ler contra a luz solar sem problemas). A duração da bateria dura semanas e o armazenamento do Kindle é gigantesco e você pode guardar milhares de títulos na palma da sua mão. Os livros digitais chegaram para ficar e estão se popularizando até mesmo entre aqueles que diziam “só gosto de livro físico”, então vale muito a pena investir em um dispositivo Kindle.

Amazon Kindle

Para aqueles que não tem condição de comprar um dispositivo Kindle, mas ainda querem desfrutar dos livros da Amazon, existe o aplicativo do Amazon Kindle. O aplicativo de leitura Kindle possui as mesmas opções que o dispositivo, então você tem acesso aos mesmos conteúdos pelo seu celular, tablet ou computador. 

Goodreads

Uma das plataformas preferidas entre os leitores do mundo todo. O Goodreads também é uma mistura de organizador de leitura e rede social, porém mais completo que os outros sites. Isso porque lá você também pode participar de fóruns de discussão e grupos sobre incontáveis tópicos, que vão de livros em si até um determinado trecho. O Goodreads também te dá recomendações de livros de acordo com suas preferências e avaliações. Além disso, também existem as “playlists de livros”, onde usuários podem criar listas de livros do tipo: “Se você gostou de tal título, vai gostar desses” ou “Livros que falam sobre [insira uma temática bem específica aqui]”. A plataforma também oferece a opção de prateleiras que podem ser personalizadas e que vão além das previamente oferecidas, como “Lendo, quero ler, parei de ler”. Também existem os questionários, as trivialidades, os espaços para as citações, as incontáveis listas de livros e os brindes oferecidos aos usuários. O Goodreads é conhecido por facilitar a interação entre o leitor e o autor, já que muitos autores fazem entrevistas e abrem perguntas por lá, além usarem a plataforma para a divulgação de seus títulos.

Wattpad

Quem acha que o Wattpad é apenas um site de Fanfiction, está muito enganado. É claro que essa gigante plataforma mundialmente conhecida é, majoritariamente, de fanfics, mas lá também podem ser encontradas obras originais de autores conhecidos e não conhecidos, artigos, relatos, poemas e qualquer outro tipo de história. É um site muito amplo, que ajuda vários autores a se destacarem. O Wattpad tem um concurso próprio, o Wattys, uma celebração anual aberta a qualquer usuário que tenha uma história publicada no site. Existem diversas categorias, como Fanfiction, fantasia, romance, terror e outros, onde o objetivo principal é dar oportunidade aos escritores e incentivar a prática de escrever e ler. São cinquenta vencedores por ano, que ganham vários prêmios e recebem o reconhecimento por suas obras. O Wattpad tem parcerias com grandes empresas, como a Hulu, Sony Pictures e Syfy, e com editores como a Macmillan, Anvil Publishing e Penguin Random House UK. Dessa forma, as histórias podem virar livros publicados ou adaptações como filmes e séries. 

Audiolivros e Podcasts Literários

Audiobooks são ótimas opções para quem não tem tempo para ler, mas não quer perder o ritmo da leitura. E os Podcasts são ótimos para quem quer se aprofundar mais no livro que acabou de ler ou apenas ouvir ótimas discussões literárias.

Podcasts literários que você precisa conhecer

Bookgram/Bookstagram

“Bookgram” é a junção das palavras Books (livros) com Instagram, que consiste em contas que falam totalmente de livros. Esses ig’s postam fotos lindas, dão dicas de livros e fazem avaliações das leituras.

Alguns perfis do bookgram para seguir:

Canais Literários

Paola Aleksandra, Livros e Fuxicos

Bel Rodrigues

Pam Golçalves

Cabine Literária

Ju Cirqueira

A importância da leitura em tempos de isolamento

O hábito de leitura não começa de um dia para outro, é um processo e exige paciência. Ninguém nasce lendo, nós nos tornamos leitores, e para isso é preciso criar um costume. Seja lendo 10 minutos ou 2 horas por dia, independente do conteúdo, todo livro é válido.

Não se force para ler um livro, pois a leitura deve ser um momento de lazer prazeroso, e não uma tarefa. Pesquise bastante, leia resenhas e compare críticas e pergunte. Tente descobrir o que você mais gosta de ler, qual é seu gênero favorito e que tipo de livro você não gosta. Com o tempo, sua relação com os livros vai ser algo rotineiro e você nem vai lembrar como era sua vida antes de se apaixonar pela leitura.

Veja Também:

Lashana Lynch assumirá o posto de agente 007!

Atriz já tinha sido confirmada como a nova agente 007 em 2019. O novo longa da franquia do espião mais aclamado da sétima arte, James Bond, trará uma grande novidade: o agente 007 será vivenciado pela atriz Lashana Lynch. O ator Daniel Craig, que estreou nos últimos quatro filmes da franquia, dará adeus ao papel…

A grandeza das produções cinematográficas dirigidas por mulheres

Embora 2019 tenha sido um ano cheio de filmes de sucesso dirigidos por elas, diretoras de cinema ainda precisam de mais reconhecimento. A indústria do cinema continua sob o comando de homens. Por maior que seja o número de mulheres talentosas nesse ramo, a discrepância no reconhecimento entre homens e mulheres ainda é consideralmente alta.…

A onda de produzir remakes de sucesso apenas com mulheres

Representatividade ou lucro? Qual o intuito das releituras de franquias famosas protagonizadas por mulheres? Historicamente, Hollywood nunca foi muito gentil com as mulheres. Dos primeiros filmes trazendo o estereótipo de mulheres ricas e malvadas em nossas mentes, ao teto de vidro quase inquebrável, a indústria cinematográfica favorece fortemente as produções dirigidas por homens. Em muitos…

Autor: Mayara Pereira

Eu juro solenemente não fazer nada de bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s